Marcel Leonardi

Fundador

Marcel Leonardi é um dos fundadores de Leonardi Advogados. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil, em caráter de exclusividade, e não tem mais ligação com o escritório.

Marcel é apaixonado por computadores, videogames e conectividade. Quando criança, usava clones nacionais do ZX Spectrum, Apple II e MSX; divertia-se com os consoles Pong, Odyssey e Atari, e utilizava as redes RENPACVideotexto. Já adolescente, foi um dos primeiros usuários da Internet comercial no Brasil e aprendeu HTML.

Após graduar-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Marcel trabalhou diretamente com direito empresarial, societário, relações de consumo e responsabilidade civil. Ao longo do tempo, dedicou-se exclusivamente a questões relacionadas a software, tecnologia da informação e Internet.

Estudioso dedicado, leitor ávido de livros e autodidata, Marcel concluiu o Mestrado e o Doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e o Pós-Doutorado na Berkeley Law, University of California, sempre desenvolvendo temas jurídicos relacionados à Internet.

Marcel se dedica, também, à carreira acadêmica, ao ensino e à pesquisa. É professor de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP, cursos GVLaw) e de diversas outras instituições, além de ser assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Marcel conhece os aspectos jurídicos e técnicos de negócios online. Vive e respira Internet e tecnologia, sem abrir mão de conviver com sua família.

Marcel trabalhou na Electronic Frontier Foundation, principal organização norte-americana dedicada à defesa de liberdades civis em questões relacionadas à tecnologia e à Internet, notadamente liberdade de expressão, inovação, propriedade intelectual, privacidade, transparência e problemas online internacionais.

Em abril de 2011, Marcel Leonardi assumiu o cargo de Diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil, e encontra-se afastado do escritório. Seus conhecimentos e sua notória especialização em questões jurídicas derivadas da Internet são compartilhados por todos os membros do escritório Leonardi Advogados.

Formação acadêmica

Principais obras publicadas

Atividades acadêmicas

  • Professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP), nos cursos de pós-graduação GVLaw (2005-atual).
  • Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (2009-atual).
  • Google Policy Fellow na Electronic Frontier Foundation (EFF), Estados Unidos (2009).
  • Professor convidado dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB/SP), do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS-CEU/SP), da Escola Paulista de Direito (EPD-SP), da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) e de outras instituições.

Entidades de que participa

  • Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP);
  • Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações (ABDI).
  • Electronic Frontier Foundation (EFF);
  • Expert Group on Internet Intermediaries of the Civil Society Information Society Advisory Council (CSISAC), vinculado à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
  • Internet Society (ISOC);
  • Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).